DIA DA ÁFRICA: VICENTINHO REPRESENTA PARLAMENTARES NEGROS EM ATO

A Frente Parlamentar de Amizade e Cooperação com os Países Africanos, da qual o deputado Vicentinho é integrante, realizou  no dia 22, às 16h, no Salão Verde da Câmara dos Deputados, ato solene em comemoração ao Dia da África, comemorado em 25 de maio.

A solenidade, que conta com o apoio da Fundação Cultural Palmares (FCP) e do Grupo de Parlamentares Negros do PT (Nupan) –  representado por Vicentinho, faz parte das atividades em comemoração ao Dia da África que conta, ainda, com o I Encontro de Estudantes Africanos em Brasília, organizado pelo Centro de Convivência Negra (CNN) e realizado no campus da UnB, desde segunda-feira (21), onde são realizados debates e atividades culturais alusivas à data e à histórica relação entre Brasil e África.

Símbolo de luta – Em 25 de maio de 1963, 32 chefes de estado africanos reuniram-se em Adis Abeba (Etiópia) para debater ideias e soluções contra a subordinação a que o continente estava submetido havia séculos (colonialismo, neocolonialismo e “partilha da África”).

Durante o encontro, foi criada então, a Organização da Unidade Africana (OUA), conhecida atualmente como União Africana. A Organização das Nações Unidas (ONU), vendo a importância desse encontro, instituiu, em 1972, o dia 25 de maio como Dia da Libertação de África. A data simboliza a luta dos povos do continente africano pela sua independência e emancipação e representa a data da Libertação da África.

Compartilhe clicando nos ícones abaixo:
Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *