Na quinta-feira, 09/05, o Deputado Federal Vicentinho (PT-SP) marcou presença na sessão histórica no Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em um momento de grande significado simbólico na luta pela equidade de gênero e raça no Poder Judiciário. Pela primeira vez na história, a bancada ministerial contou com maioria feminina em sua composição e teve a participação de duas mulheres negras: as ministras substitutas Edilene Lôbo e Vera Lúcia Santana Araújo, indicadas pelo presidente Lula. Também participaram da sessão as Ministras Cármen Lúcia e Isabel Gallotti, além dos ministros Alexandre de Moraes, Raul Araújo e Nunes Marques.
A sessão, que contou com a presença do ministro corregedor Benedito Gonçalves, foi um marco para a representatividade feminina e negra no Tribunal. O presidente do TSE, Ministro Alexandre de Moraes, convidou a recém-criada bancada negra da Câmara dos Deputados, para testemunhar este momento fundamental para a equidade de gênero e raça no Poder Judiciário.
O Deputado Vicentinho, histórico defensor da igualdade de gênero e raça no país, ressaltou a importância da presença das ministras no Plenário do TSE. “É um passo importante para a representatividade negra e feminina no Poder Judiciário. A presença de mais mulheres e sobretudo de mais mulheres negras na bancada ministerial do TSE representa um avanço real na luta pela diversidade e pluralidade que tanto buscamos nos espaços de poder e decisão. Especialmente porque, tanto a população feminina, quanto a população negra, são maioria entre a população brasileira e infelizmente não vemos essa proporcionalidade refletida nas esferas de poder”, destacou o Deputado.