AUDIO – Metalúrgicos do ABC querem lei para regulamentar negociação coletiva

CLIQUE NO PLAY PARA OUVIR

[audio:http://www.vicentinho.com/wp/wp-content/uploads/rdflash20110303-AR-0008-mp3-028.mp3|titles=rdflash20110303-AR-0008-mp3-028]

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC quer regulamentar em lei a negociação coletiva entre patrões e empregados. Em reunião com o presidente da Câmara, Marco Maia, quinta-feira(03), o presidente do sindicato, Sérgio Nobre, explicou que hoje o espaço para esse tipo de negociação é estreito, com poucos exemplos pelo país, como o adotado pelos metalúrgicos do ABC.

“As relações de trabalho precisam se modernizar no Brasil. Isso é um consenso, tanto os dirigentes sindicais quanto empresários e o próprio Estado reconhecem isso. Essa é uma oportunidade. O modelo que a gente construiu no ABC é reconhecidamente o que tem de mais avançado no país. Se é avançado, é preciso reconhecer em lei e estimular a adesão das pessoas ao modelo.”

Segundo Nobre, os sindicatos já iniciaram o debate de uma proposta sobre o assunto com o Executivo, o Legislativo e as universidades.

Para o deputado Vicentinho, do PT de São Paulo, o ideal seria que o governo encaminhasse ao Congresso um projeto. Se não for possível, o parlamentar diz que ele mesmo pode apresentar o texto.

“O projeto é importante, evolui na relação entre capital e trabalho, um salto de qualidade que beneficia a seriedade, cumprimento de acordo, respeito aos trabalhadores, mas também não fica apegado a determinados detalhes que, às vezes, o tecnocrata não compreende e impede um avanço no cotidiano.”

O fortalecimento da negociação coletiva está entre os temas apontados como prioritários pelo novo presidente da Comissão de Trabalho, deputado Sílvio Costa, do PTB de Pernambuco. As relações de trabalho no Brasil e no mundo são, inclusive, assunto do primeiro debate da comissão neste ano, marcado para o próximo dia 16.

De Brasília, Ana Raquel Macedo

Fonte: Rádio Câmara

Compartilhe clicando nos ícones abaixo:
Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *