ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

PRONUNCIAMENTO DO DEPUTADO VICENTINHO REALIZADO NO PLENÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS – 7/04/2011

O SR. PRESIDENTE (Inocêncio Oliveira) – Concedo a palavra ao ilustre Deputado Vicentinho.
O SR. VICENTINHO (PT-SP.) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, gostaria de lamentar o falecimento de um Vereador de São Bernardo do Campo, Otávio Manente, figura política da cidade, que foi Secretário Municipal, Vereador, pai do Deputado Estadual Alex Manente. São homens da política da nossa região.

Poderíamos até ter algumas divergências, mas este é um momento de pesar e de solidariedade. À família a nossa solidariedade.

Por falar em São Bernardo, Sr. Presidente, vim hoje falar a respeito do que está para acontecer naquele Município. O Prefeito Luiz Marinho, nosso companheiro, introduziu desde o seu primeiro ano de mandato o orçamento participativo. Mais de 20 mil pessoas já participaram de assembleias e, agora, estão sendo programadas novas assembleias, sendo um primeiro período para prestar contas e outro período para definir as prioridades. Na ocasião serão ouvidas as donas de casa, as pessoas mais simples, os moradores e as lideranças para que sejam definidas as metas, os três pontos mais importantes. É um espaço para que a cidade possa se manifestar.

Estou muito feliz com os acontecimentos em São Bernardo, porque o povo daquela cidade nunca foi ouvido. Aliás é ouvido apenas na época da campanha, na hora que lhe pedem votos, mas não na hora de prestar contas, na hora de discutir seus projetos.

E não é à toa que o Prefeito Luiz Marinho já tem sido considerado o Prefeito que mais trabalha na história de São Bernardo do Campo.

Apenas para citar um exemplo, participei há poucos dias da inauguração de um espaço muito querido por todo o Brasil, que é o Parque Estoril, onde um teleférico estava paralisado há 16 anos.
Tudo isso é participação da comunidade, participação do povo. Serão realizadas mais de 20 assembleias populares com critério, com eleições democráticas, quando serão definidas ações para saúde, educação, moradia, enfim, serão definidos belos projetos para a nossa comunidade. E mais importante do que o projeto é a maneira como estão sendo discutidos, ou seja, com a participação do povo. Pessoas das regiões mais carentes e que nunca tinham ouvido falar desse tipo de ação têm comparecido às assembleias para protestar e também para apresentar propostas. E esse povo é unido.
Quero parabenizar o meu companheiro Prefeito Luiz Marinho e também a companheira Nilza de Oliveira, a Secretária responsável por essas importantes e grandiosas assembleias, cujos debates democráticos e transparentes têm durado horas. Esse é o jeito petista de governar.
Muito obrigado, Sr. Presidente.

Compartilhe clicando nos ícones abaixo:
Share

3 comentários em “ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

  1. comunicacao Autor do post

    Obrigado companheiro. Estamos juntos.
    abraços,
    Paulo Cesar
    Chefe de Gabinete

  2. Jose Wilson Barbante

    Parabens, caro amigo Vicente, e é um prazer enorme ter trabalhado aqui na MBB com voce e
    desfrutar de sua amizade até hoje.

    Abraços

    Barbante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *