1 comentário em “PEC DO TRABALHO ESCRAVO É APROVADA NA CÂMARA

  1. Mark Felder

    Prezado Vicentinho, primeiro parabéns pela iniciativa. Mas a meu ver a questão do trabalho escravo precisa ser vista com maior intensidade. Primeiro precisamos entender o que é trabalho, seu significado está atrelado aqueles que trabalham ou somente ao fato da existência de um documento chamado carteira de trabalho? Segundo como se dá a escravidão? A meu ver é sempre fruto de disparidade de poder, pois somente quem tem algum tipo de poder pode de alguma forma pode escravizar aquele que não dispõe de poder.
    Atualmente, existem situações em que infelizmente o poder público ainda não viu, ou não quer ver, ou se vê finge que não vê. Exemplo típico que está assaltando o Brasil de Norte a Sul, de Leste a Oeste e que crescerá mais ainda e tomará uma dimensão insustentável é o caso do micro e pequeno empreendedor, sobretudo nas relações dos mesmos com grandes empresários. Sistema vil, no Brasil, é o de franquias de varejo. Trabalhadores após uma vida de trabalho são atraídos por franquias que prometem lucro: “venha participar do nosso sucesso”, apresentam panfletos com margens de lucros, com faturamentos etc… O trabalhador sonhando em ser dono do próprio nariz, encontrar estabilidade na vida, entra nessa arapuca e daí dificilmente sai, pois se torna um ESCRAVO. Aplica suas economias, tem que seguir regras das franquias, tem que comprar os insumos e aos valores determinados pelas franquias, tem que vender seus produtos pelos preços determinados pelas franquias, enfim tem que seguir o “script” determinado pelas franquias. Ora, a franquia ao errar, ao determinar pontos de venda inviáveis, determinam o destino do franqueado, sua escravidão, pois que este preso a dívidas não consegue se quer fechar o negócio pagando seus funcionários, tributos e fornecedores. Quando este tipo de ESCRAVIDÃO perpetrado pelos grandes empresários do setor de franquias será combatido, quando a dignidade humana será realmente respeitada? Quando será que se admitirá que existe uma relação de hipossuficiência entre franqueadores (donos do negócio) e seus franqueados (seus escravos)?
    Normalmente as franquias de varejo operam em Shoppings Centers, é quando o demônio e o inferno se juntam na atividade de escravizar os franqueados… A ABRASCE em seu site informa que aproximadamente 20% do faturamento do varejo brasileiro ocorro dentro dos shoppings centers, logo tal setor é importantíssimo, pois 20% significa um pedaço da pizza cortada em 5 pedaços. É muita coisa para um setor não ser fiscalizado com olhos mais abertos, entendendo as relações sociais e econômicas que ocorrem dentro desses estabelecimentos que aos olhos dos consumidores parecerem verdadeiros paraísos de consumo, mas não vêem o que ocorre através desse véu: Escravidão de lojistas.
    Mas a PEC contra o trabalho escravo já é um importante passo na conquista do respeito à dignidade humana, afinal por milhares de anos a escravidão formal imperou no mundo, agora a escravidão ainda existe, mas de forma disfarçada.
    O governo tem incentivado o empreendedorismo, na televisão celebridades do mundo econômico como o Sr. Ike Batista recomenda em programas como o “Fantástico” da Rede Globo que as pessoas iniciam com franquias… as franquias continuaram crescendo, produzindo muito prejuízos para os franqueados e mais cedo ou mais tarde o sangue dos franqueados clamarão por justiça, aí o Estado terá que enxergar esse quadro social infernal que se abate sobre milhares de trabalhadores que se tornaram micro e pequenos empresários franqueados.
    Parabéns ao deputado, sei que não foi fácil lutar por essa PEC contra o trabalho escravo, mas é um grande começo que precisa ser comemorado. Sei da luta do deputado desde sua vinda do Rio Grande do Norte até o ABC paulista, sua coragem ao enfrentar a ditatura militar, uma das mais terríveis pelas quais o Brasil atravessou. Somente pessoas com a coragem e valores humanos como o deputado Vicentinho e outros como o senador Paim e Pepe Vargas podem com o apoio popular mudar a sociedade construindo um mundo mais justo…
    Novamente, parabéns ao deputado por essa conquista!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *