EM DISCURSO NO PLENÁRIO DA CÂMARA, VICENTINHO PRESTA CONTAS SOBRE VIAGEM DA DELEGAÇÃO DE PARLAMENTARES À GENEBRA
Sobre a viagem que fizemos a Genebra, na semana passada, em missão oficial da Câmara dos Deputados para participar da 101ª Conferência Internacional do Trabalho, informo que a nossa delegação foi liderada pelo Presidente da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público desta Casa, o prezado colega Sebastião Bala Rocha, e contou com a presença dos colegas Laércio Oliveira, Leonardo Quintão, Daniel Almeida e Alex Canziani.
Essa conferência foi importante porque lá se fez relatos sobre: a realidade dos direitos, a análise da campanha em prol do trabalho decente pelo mundo e a definição a respeito de um piso social nacional para impedir qualquer condição precária de trabalho. E soou muito bem na Conferência Internacional do Trabalho a informação de que esta Casa, a Câmara dos Deputados, aprovou a PEC do Trabalho Escravo como mais um sinal de que queremos avançar rumo à dignidade e decência no trabalho.
Por isso, Sr. Presidente, essa conferência foi tão importante. Além disso, tivemos o prazer de conviver com os colegas que foram a Genebra nessa missão. Tivemos também a honra de acompanhar e apoiar o pronunciamento do Ministro do Trabalho, Brizola Neto, que também se fez presente no evento, em que se referiu aos aspectos do Brasil.
É urgente a luta pela globalização dos direitos dos trabalhadores. É urgente a luta pela globalização da solidariedade.
Chega dessa história de globalizar somente o capital, globalizar o lucro, globalizar as economias sem considerar a condição de dignidade do povo trabalhador do planeta. O Brasil dá a sua contribuição com esses exemplos.
Quero agradecer ao Presidente Sebastião Bala Rocha por liderar com tanta competência e dignidade essa delegação, que traz a esta Casa e leva àquela casa internacional, em que empresários, governantes e trabalhadores, através de suas representações, discutem e decidem sobre o mundo do trabalho, essa missão pela qual estamos aqui no Parlamento.
Obrigado!
DEPUTADO VICENTINHO