Mais de dez mil manifestantes, vindos em caravanas de todo os recantos do país, enfrentaram o sol quente e o ar seco da capital federal para pintar com o verde e amarelo da Pátria e o vermelho sangue da vida o 5 de setembro, Dia Nacional de Mobilização da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e data da VI Marcha Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública.
O deputado Vicentinho, único parlamentar a percorrer com os trabalhadores todo o trajeto da passeata, também acompanhou os sindicalistas na audiência com o deputado Marco Maia – Presidente da Câmara dos Deputados. Vicentinho ressaltou a importância desta mobilização e disse que a pauta apresentada é a das mais relevantes, tanto para os trabalhadores, como para o desenvolvimento do país.
A realização da marcha em plena Semana da Pátria, segundo a CUT, “demonstra que a independência só pode ser garantida pelos trabalhadores”. “A bandeira da educação unifica o conjunto da classe em apoio à luta dos companheiros da CNTE, da mesma forma que a luta contra a precarização e a terceirização mobiliza os trabalhadores em educação em solidariedade à classe. Esta é uma mobilização que abre caminho para vitórias e destaca a importância do protagonismo do Estado”.