COMISSÃO DE FÁBRICA DA VW É HOMENAGEADA POR VICENTINHO

VICENTINHO FAZ DISCURSO RESSALTANDO A IMPORTÂNCIA DA ORGANIZAÇÃO DOS TRABALHADORES

Sr. Presidente, gostaria de informar que, nesta semana, os trabalhadores da Volkswagen completaram 30 anos de comissão de fábrica, que é a organização no local de trabalho. Eu participei desse período porque eu era vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, e havia uma resistência muito grande porque a empresa Volkswagen criou uma comissão de fábrica da Volkswagen. Os trabalhadores não queriam: queriam uma comissão de fábrica dos trabalhadores da Volkswagen.
Foram muitas greves, muitas lutas, muitas negociações, muitas conquistas. E esta comissão de fábrica completa, hoje, 30 anos.
Eu quero aqui dizer que estive na solenidade, dentro da fábrica, como também estive na solenidade na Câmara de Vereadores, por uma iniciativa do nobre Vereador Paulo Dias, e aqui estou para dizer o quanto é importante ter grupo de operários no local de trabalho, para defender os seus direitos, fazer suas lutas.
E eu vivi todos os momentos, desde a época em que eu fui vice-presidente do Sindicato, desde a época em que eu fui cassado pela ditadura militar, junto com Meneguelli, junto quando o Presidente Lula foi cassado anteriormente. Desde a época em que nós fizemos importantes negociações.
Gostaria de me referir aos nomes de todos os dirigentes que viveram toda essa história de luta, companheiros até já falecidos.

Chalita e Bigodinho


Mas vou saudar os dirigentes atuais pelo menos: o companheiro Bigodinho, que é o atual coordenador desta comissão de fábrica, saudar o nosso querido companheiro, conhecido por lá como Chalita — que tem um apelido, mas não vou falar o seu apelido aqui porque na televisão não devemos falar todos os apelidos —, saudar os companheiros dirigentes do Sindicato, sobretudo os companheiros que viveram a luta naquele período, quero saudar muito especialmente o nosso companheiro Zezinho, que foi um desses guerreiros, trabalhador de base que deu sustentação à luta sindical naquele período, foi diretor do Sindicato quando eu fui presidente e vice-presidente do Sindicato.

Ao saudar Zezinho, com certeza, terei saudado todos. Saúdo nosso companheiro Natal Cassemiro, um dos coordenadores que iniciou aquela mobilização. Saúdo companheiros que efetivamente fizeram aquela jornada, aquela caminhada.
É muito importante reconhecer essa organização dos trabalhadores. A Volkswagen jamais funcionará sem a presença desses companheiros para negociar, resolver problemas. Fizeram acordos importantes para garantia de emprego.
Por isso, pessoal, a história da Comissão de Fábrica dos Trabalhadores da Volkswagen se confunde com a história do movimento sindical brasileiro; com a história da Central Única dos Trabalhadores; com a história do Partido dosTrabalhadores; com a história da Central dos Movimentos Populares; com a história de quem teve coragem de realizar as lutas nos períodos mais difíceis. Hoje, até que está fácil. É um país democrático, graças a Deus. Mas naquele tempo, em época de repressão, de assassinato e de tortura, muitos operários foram arrancados, meu querido Presidente, do pé da máquina para ir para a prisão. Alguns dias depois, eles não voltaram mais; outros voltaram com mazelas; outros perderam seus empregos.
Então, ao homenagear a Comissão de Fábrica dos Trabalhadores da Volkswagen, quero homenagear todos os trabalhadores do Brasil, em nome do meu Partido dos Trabalhadores, que sabe da importância da organização por local de trabalho. Aquela Comissão tem como grande parceiro o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, que tive a honra de presidir. Hoje é presidida pelo grande companheiro Sérgio Nobre, que está enfrentando grave problema de demissões na Mercedes-Benz.
O sindicato, que é referência nacional, introduziu as Comissões de Fábrica em várias empresas. Muitos não acreditaram nessa ideia e não investiram. Esses operários, eleitos, democraticamente, são capazes de negociar, ao mesmo tempo em que são capazes de fazer greve, quando necessário.

A eles a minha homenagem.
Como Deputado que defende o direito dos trabalhadores, como Deputado que tem a sua origem no Movimento Sindical, quero enaltecer essa Comissão de Fábrica nos seus 30 anos de luta, nos seus 30 anos de conquista, nos seus 30 anos de referência para garantir o direito dos trabalhadores do Brasil.
Eu falava com o Bigodinho agorinha. Ele estava indo para o interior, para outras empresas, para trocar ideia e experiência.
Viva a Comissão de Fábrica dos trabalhadores da Volkswagen. Também parabéns a atual direção da Volkswagen por saber respeitar o que é de mais sagrado: o direito à organização dos trabalhadores.
Muito obrigado, Sr. Presidente.
O SR. PRESIDENTE (Amauri Teixeira) – Eu quero parabenizá-lo, não só pelo prêmio, mas sobretudo pela sua atuação, pelo seu compromisso com os trabalhadores, com a Previdência e com diversas outras causas tão nobres que o senhor defende.
Quero cumprimentar, em nome da mesa, a delegação, os trabalhadores e lideranças sindicais e populares do Panamá e ao companheiro Edson da Internacional dos Trabalhadores na Construção Imobiliária.
Parabéns, Vicentinho.

 

Compartilhe clicando nos ícones abaixo:
Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *