EM PLENÁRIO, VICENTINHO CONDENA RACISMO E EXIGE JUSTIÇA

Pronunciamento do deputado Vicentinho em razão da agressão sofrida por idoso negro em Rio Claro/SP

Senhor Presidente, Senhoras Deputadas, Senhores Deputados,

A cada dia que passa fico cada vez mais perplexo com a capacidade que algumas pessoas têm de fazerem mal às outras. Desta feita, o episódio ocorreu recentemente em Rio Claro, interior de São Paulo. Um guardador de carros de 71 anos, negro, foi espancado  por três jovens.

O idoso agredido ficou com  um edema no cérebro. Além de um trauma no crânio, ele  apresenta lesões na face. Segundo informações do médico da UTI da Santa Casa de Rio Claro, as  lesões confirmam a intenção real, pois não atingiram tórax, nem braço, só a cabeça.

Essa notícia é alarmante, pois além da agressão absurda a um idoso, com conotação racista, a polícia civil procurou preservar a identidade dos acusados que foram presos, dificultando  denúncias de outros crimes correlatos.

O Sr Benedito Oliveira foi agredido pelo trio na madrugada de sábado 13/4. Dois foram presos e o terceiro ainda é procurado. Um dos presos teria dito para um guarda municipal que ‘negros têm que morrer mesmo’.

Os dois presos, um rapaz de 20 e outro de 21, são do Paraná e estavam em Rio Claro a trabalho. Segundo a polícia, eles têm tatuagens de cunho racista e a polícia paranaense informou que eles são suspeitos de integrar um grupo neonazista. Um dos agressores falou que não gostava de negro e que negro tinha que morrer mesmo”, disse isso ao guarda municipal que os prendeu. Durante o caminho, eles disseram frases de intolerância como ‘paulistas são todos burros’,  ‘os pobres tinham que morrer’ e que ‘não gostavam de velhos’.

Senhor presidente, ambos vão responder por lesão corporal grave e lesão corporal leve, já que um homem de 57 anos também alegou ter sido agredido. O terceiro suspeito do crime ainda não foi localizado.

Eu espero, sinceramente, que todos sejam julgados e condenados à altura dos crimes cometidos. Espero que fiquem bastante tempo na prisão, refletindo sobre o que fizeram,  pois a nossa sociedade já não suporta mais conviver com a intolerância, com a maldade e com a injustiça.

Obrigado!

DEPUTADO VICENTINHO

Compartilhe clicando nos ícones abaixo:
Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *